Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Produtos Intelectuais

IO1 - Kit de Recursos de Alfabetização em Saúde

O Kit de Recursos de Alfabetização em Saúde visa promover as aptidões, competências e atitudes de Alfabetização em Saúde na vida quotidiana dos jovens, facilitando o acesso à informação audiovisual em matéria de saúde e melhorando a sua disponibilidade, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades de aprendizagem integradas.

É possível referir que o leque de informação disponível atualmente nunca foi tão vasto, devido aos enormes avanços na tecnologia e na digitalização. No entanto, o aumento da quantidade de informação não significa necessariamente que possa ser utilizada, porque a variedade de informação também conduz à confusão, especialmente para a população pouco alfabetizada. Além disso, grande parte da informação é difícil de compreender, e em muitos casos é mesmo qualitativamente questionável ou contraditória. Por conseguinte, a Literacia de Recursos em Saúde terá elementos educativos interessantes e fáceis de utilizar, a fim de assegurar que o leitor compreenda realmente como proceder depois de a ter lido, observado ou ouvido. Os nossos materiais conterão informações em imagens, textos curtos em linguagem simples ou textos breves.

IO2 - Programa de Formação em Serviço

O Programa de Formação do projeto Saúde Sem Fronteiras tem como objetivo: (a) apresentar os recursos educativos sobre literacia em saúde desenvolvidos; (b) compreender melhor os princípios da literacia em saúde; (c) compreender a importância de uma estratégia de comunicação coesa enquanto se trabalha na literacia em saúde com jovens marginalizados; (c) compreender os princípios e benefícios de ambientes de aprendizagem incorporados com jovens; (d) compreender os princípios e benefícios da utilização de banda desenhada, contadores de histórias e estratégias de gamificação enquanto se trabalha com jovens marginalizados.

O Programa de Formação em Serviço será dirigido a educadores de jovens, especialistas em trabalho social e educadores não formais. O programa está dividido em quatro módulos:

  • Saúde Sem Fronteiras Kit de Recursos de Alfabetização sobre a Saúde: estratégias de implementação e avaliação.
  • A importância de uma estratégia clara de comunicação em programas de literacia de saúde com jovens migrantes, refugiados e jovens marginalizados.
  • Os benefícios dos Ambientes de Aprendizagem Incorporados.

Os benefícios da banda desenhada, narração de histórias e gamificação nas intervenções educativas com jovens migrantes, refugiados e jovens marginalizados

IO3 – Portal Online

O principal objetivo do Portal Online é fornecer uma plataforma multilingue e interativa online para permitir o pleno acesso aos recursos educativos desenvolvidos ao longo do projeto, para os grupos-alvo e partes interessadas. Os objetivos específicos do portal de e-learning são:

Permitir o acesso a todos os materiais educativos do projeto em unidades modulares de curta duração, de acordo com as necessidades de aprendizagem específicas do grupo-alvo.

Estabelecer um Repositório de Alfabetização em Saúde, que divulgará seletivamente projetos e instrumentos que configuram boas práticas de educação e alfabetização em saúde nos países do consórcio.

Facilitará a aprendizagem entre pares através de uma plataforma de colaboração.

Assegurar total compatibilidade em todos os dispositivos eletrónicos (por exemplo, computador, smartphone ou tablets) para que o Portal possa ser facilmente acessível – independentemente da localização geográfica dos utilizadores.

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui uma aprovação do seu conteúdo, que reflete apenas a opinião dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita das informações nela contidas.